sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Linha do Tempo 1: Oitavo Doutor (Big Finish)

Este é o primeiro artigo da série Linha do Tempo, em que falamos um pouco sobre os personagens e histórias do universo expandido de Doctor Who, para ajudar os ouvintes a entenderem melhor a continuidade das histórias e dar dicas de histórias para iniciantes.



Por onde começar: há três "fases" principais das histórias do oitavo Doutor. Elas seguem uma ordem cronológica na linha do tempo do personagem, mas não é necessário ouvir tudo na ordem. A primeira delas, na faixa principal, começa em Storm Warning, seu primeiro áudio e a introdução de sua primeira companion da Big Finish, Charley Pollard, salva da morte em 1930. Suas histórias geralmente podem ser ouvidas independentemente, mas seguem alguns arcos principais: suas primeiras aventuras com Charley, tentando lidar com o paradoxo de sua existência; suas viagens durante o exílio no Universo Divergente e o encontro com o novo companion, o alienígena C'rizz; e retornando ao universo principal, culminando na (spoilers!) morte de C'rizz e a despedida de Charley.

Total da série: 27 histórias (sem contar os áudios de outros períodos temporais; leia mais abaixo)



A segunda fase é a da New Eighth Doctor Adventures, uma série de áudios lançados no formato de temporadas. Nela, o Doutor viaja com uma nova companion, Lucie Miller, e reencontra velhos inimigos e aliados, como o Meddling Monk e sua neta Susan. Eventualmente, com a partida de Lucie, o Doutor passa a viajar com Tamsin Drew, mas depois do retorno de Lucie e um confronto final contra o Monge e os Daleks, o Doutor é devastado e perde a esperança, levando à fase atual de sua vida...

Total da série: 4 temporadas de 6 - 10 episódios cada, 32 no total



A terceira e atual fase do 8º Doutor é a da série de áudios Dark Eyes, lançada em boxes de cada volume, seguindo um formato mais "fechado" que as aventuras anteriores. O Doutor embarca em novas aventuras com Molly O'Sullivan, enfermeira da segunda guerra mundial, e Liv Chenka, que havia conhecido em sua encarnação anterior, e enfrenta Daleks, o Master e outros vilões.

Total da série: 3 coletâneas de 4 episódios cada, com um quarto volume por vir



Outras aventuras: Shada, adaptação em áudio do episódio incompleto do 4º Doutor; The Company of Friends, com companions de outras épocas e outras mídias do universo expandido; e uma trilogia de áudios da Main Range no começo de sua vida, com a autora Mary Shelley como companion.

Áudios importantes/recomendados:
Storm Warning - Primeira aventura da faixa principal, estréia de Charley Pollard
The Chimes of Midnight
Neverland - Primeiro reencontro com Romana, início do arco de Zagreus e do Universo Divergente
Zagreus - Especial de 40 anos
The Company of Friends
Blood of the Daleks - Primeiro áudio das New Eighth Doctor Adventures
An Earthly Child - Primeiro reencontro com Susan
Dark Eyes
Dark Eyes 2

Ainda têm dúvidas? Gostariam de sugerir algum áudio? Que outros personagens/histórias da Big Finish gostariam de conhecer melhor? A gente falou alguma besteira? Deixem seus comentários abaixo e até o próximo artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário